This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

Aristóteles classifica os animais

A fotografia (lado esquerdo) mostra o busto de Aristóteles, considerado o “pai” da Zoologia (384-322 a.C.). O selo da Grécia (no centro) emitido em 1956, também mostra a efígie de Aristóteles. Do lado direito, detalhe ampliado da obra “A Escola de Atenas”, pintada por Rafael.

Filósofo grego, Aristóteles nasce no ano de 384 antes de Cristo, em Estagira, antiga Macedônia, atual província da Grécia. Ele morreu em Cálcis, Eubeia, em 322 antes de Cristo.

Aos dezoito anos, na Escola de Atenas, permanece como discípulo de Platão. Em 343 antes de Cristo, é chamado para ser professor de Alexandre, o Grande. Autor da primeira teoria dramática com o livro Poética, único livro épico sobre a tragédia. Foi grande defensor do teatro e da poesia pois, segundo ele, a tragédia provoca o medo e a compaixão e, através delas, a purificação das paixões (Katharsis).

Analisa as obras trágicas de seu tempo e vê em Sófocles o autor trágico mais completo. Os autores neoclássicos dos Séculos XVII e XVIII afirmaram a autoridade de Aristóteles sobre sua doutrina das três unidades de lugar, tempo e ação.

Aristóteles advertia sobre a unidade da ação e chamava a atenção dizendo que a tragédia se desenvolvia somente em um espaço de 24 horas, mais ou menos. Sobre a unidade de lugar nada descreveu. Sem dúvida que as três unidades se tornaram quase que leis, severamente obedecidas pelos autores clássicos franceses...

É modernamente considerado o pioneiro de muitos campos de investigação filosófica contemporâneos. Ele fundamentou a Lógica, as Ciências Naturais, a Dialética e a Retórica. Também a filosofia da linguagem, a linguística, a ética, a metafísica. Aristóteles se refere às fábulas em sua “Retórica” dizendo que a fábula esópica é uma das formas da arte de persuadir.

As primeiras ideias de como surgiu a grande variedade de seres vivos são de Aristóteles, através de sua hipótese da “Geração Espontânea”. Essa teoria diz que todo ser teria surgido a partir de matéria bruta.

Referência essencial para a história da ciência, Aristóteles é considerado o fundador da lógica. Sua obra tem grande influência na teologia cristã na Idade Média. Durante quase dezessete séculos, tal hipótese foi largamente defendida...

Muitos dos feitos de Aristóteles são sentidos até hoje. Ele também foi o primeiro pensador a se ocupar sistematicamente com os seres vivos. Foi sem dúvida o primeiro Biólogo, examinou organismos, dissecou animais e observou o comportamento de vários tipos de seres vivos. Ele declarava que havia algo de maravilhoso em todas as formas vivas, das quais não devíamos ter um nojo infantil...

Abaixo (selos com imagens em tamanhos diferentes, apenas para ilustração), série de 4 valores emitida pela Grécia em 1978: “Aniversário de 2.300 Anos da Morte de Aristóteles”. Scott: 1257/1260. SG: 1419/1422.

Os selos mostram: 2d (busto romano de Aristóteles), 4d (Platão e Aristóteles, detalhe da obra “A Escola de Atenas”), 7d (vide abaixo) e 20d (Aristóteles, em afresco bizantino da igreja de São George, Ioannina).

O selo de maior tamanho (7d) mostra o mapa de Chalcidice, a large three-fingered península no Mar Aegean... O local de nascimento de Aristóteles, Estagira (Stagira), está identificada no mapa por um círculo. O nome de Aristóteles aparece na última linha da inscrição na base de uma estátua de Attalus Arcade. A inscrição em grego (322 n.Χ. 1978), indica os 2300 anos de sua morte.

volta ao topo

Aristóteles classifica as girafas, indiretamente, pois ele não conheceu a girafa (história dos zoos)...

A primeira classificação dos animais foi feita por Aristóteles, em 350 antes de Cristo. Aristóteles desenvolve um sistema filosófico baseado em uma concepção rigorosa do Universo. Em seus tratados biológicos, apresentou o sistema de classificação dos animais que não se encontrava completo, então...

De orientação realista, defende a busca da realidade pela experiência. Para ele, deve-se procurar o conhecimento por meio do “intelecto ativo”, como denomina a inteligência.

Em 335 antes de Cristo, Aristóteles funda o Liceu, voltado para a pesquisa das Ciências Naturais é o mais importante centro de estudos da Antiguidade clássica. Acadêmico, de formação eclética, exerceu suas atividades em biologia, matemática, política e arte, legando à posteridade obras de grande valor, principalmente no campo da Biologia.

Destacam-se entre as demais “De Historia Animalium” (História dos Animais – principal estudo de Zoologia da Antiguidade), “De Partibus Animalium” (fisiologia e morfologia dos animais) e “De Generatione Animalium” (reprodução dos animais).

Ao considerar nos seus estudos que “os animais podem ser caracterizados segundo sua maneira de viver, seus costumes e suas partes anatômicas”, legou aos seus sucessores princípios fundamentais de classificação.

A classificação Aristotélica dividiu os animais em duas categorias: superiores (animais com sangue) e inferiores (animais sem sangue) – o grau de perfeição de cada animal está ligado à quantidade de calor que ele possui.

Também caracterizou os animais em duas categorias sistemáticas: genos (corresponde a todas as combinações de um grau superior) e eidos (diz respeito à forma individual do animal: cão, cavalo, girafa etc.).

Posteriormente, de seus escritos outros esboçaram duas classificações: vertebrados (com sangue vermelho) e invertebrados (sem sangue vermelho).

Pelas relevantes contribuições à Ciência Aristóteles é designado como o primeiro zoólogo e considerado o “pai” da Zoologia!

volta ao topo

EMISSÕES FILATÉLICAS

1 – Selo de Chipre emitido em 1978, com busto de Aristóteles. Scott: 504/507. NT

2 – Selo de Mali emitido em 1978: “384 Aristote 322”, com valor facial de 200 francos mostra o busto de Aristóteles e, na decoração de fundo, aparecem plantas e animais como elefante, leopardo, orix, zebra. Artista e Impressão: Bridoux, Jumelet. Scott: 315.

3 – Selo de Mônaco emitido em ?, com valor facial de 2 francos, mostra uma estátua de Aristée, por F.J.Bosio (1769-1845)... Artista e Impressão: Gandon, Dufresne.

NT

(24k)
NT

(59k)

1 – Série de 6 valores emitida pelo Reino da Espanha em 1986: “V Centº del Descubrimiento de América 1492-1992”, cujos selos mostram: 7 (Aristóteles com texto sobre o céu e o mundo), 12 (Séneca, Medea), 17 (San Isidoro com texto sobre etimologia), 30 (Pedro de Ailly, Imago Mundi), 35 (Libros de Chilam Balam) e 45 (Libros de Chilam Balam). Scott: 2491/2496.

2 – Série de 2 selos aéreos do México emitida em 1978, com valores faciais de $1,60 e $4,30, para marcar os 2.300 anos da morte de Aristóteles. Yvert: 483/484. Scott: C579/C580. NT

3 – Selo do Uruguai emitido em 03/09/1996 que compreende uma série de 3 valores sobre História da Ciência: Aristóteles (tarifa internacional $7,50), Newton e Einstein. Scott: 1627/1629. NT


(56k)
NT NT

(65k)
NT

(49k)

– Série em mini-folhinha de 3 valores emitida pela Coreia do Norte em 1983: 500th Birthday of Raphael; os selos mostram pinturas de Rafael, um deles com a obra “A Escola de Atenas” (bloco não catalogado...) Veja outro selo com detalhe da mesma obra que compõe uma folhinha de Angola!

Outras emissões:

– Série de 9 valores emitida pela Grécia em 1979, um dos selos mostra busto de Aristóteles... Scott: 1319/1327.
– Série de 7 valores emitida pela Grécia em 1992, cujos selos mostram: 20d (busto de Aristóteles, mapa da Macêdonia), 60d (Alexandre at Battle of Issus)... Scott: 1741/1747.

– Série de 4 valores emitida pelo Vaticano em 1997: Aristóteles observando e descrevendo espécies, do homem ao inseto, em seu livro “De História Animalium” – principal estudo de zoologia da Antiguidade. Scott: 1041/1044.

– Série em mini-folhinha de 4 selos emitida por São Tomé e Príncipe em 2008: “Grandes Naturalistas I”, cujos selos mostram: 5000Db (espécie de ave Phalacrocorax, Aristóteles 384-322b.C.), 5000Db (espécie de planta Arum maculatum, Teofrasto 372-288b.C.), 5000Db (espécie de planta Dioscoride neapolitanus, Pedanio Dioscorides 40-90) e 70000Db (Plinio, el Viejo 23-79).

PÁGINA DA GRÉCIA

PÁGINA HISTÓRIA DA ARTE GREGA, COM A OBRA A ESCOLA DE ATENAS

Aristotle was the lover of his pupil Hernias, whom he immortalized in a hymn...

Entrada principal !
Última atualização: 01/03/2011.
volta ao topo

ZÔOS MAPA GIRAFAMANIA
ZÔOS