This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do site GIRAFAMANIA

PROVÍNCIA DA NOVA ESCÓCIA

NEW SCOTIA


A península de 580 quilômetros de extensão da Nova Escócia é cercada por água nas quatro extensões: o Atlântico, a Baía de Fundy, o Estreito de Northumberland e o Golfo de São Lourenço.

A localização geográfica aliada aos grandes portos de águas profundas constituem um fator primordial no desenvolvimento econômico da província.

Com uma área de 55.491 km², a Nova Escócia é maior que a Dinamarca; embora um tanto menor que a Escócia, de quem recebe o nome. A largura de 128 km de território indica que toda a província está próxima do mar.

A Nova Escócia é o mosaico de cabos escarpados, portos tranqüilos e praias oceânicas. O seu litoral recortado estende-se por 1.424 km, enquanto o interior é uma miríade de lagos e córregos.

A terra é emoldurada pelas montanhas do Atlântico e do Cabo Bretão e também pelas arborizadas Cobequid Hills. As áreas agrícolas são predominantemente planícies.

Quando o gelo glacial recuou da parte costeira de Nova Escócia, há 15.000 ou 18.000 anos, o oceano inundou antigos vales de rios e formou centenas de pequenos portos protegidos, que mais tarde se tornaram portos de pesca.

A Nova Escócia localiza-se na zona temperada setentrional e, embora esteja quase completamente cercada de água, o clima é continental ao invés de marítimo. Não obstante, as altas temperaturas do clima continental são amenizadas pelo oceano.

O mapa abaixo identifica em vermelho a única possessão da França na América do Norte, São Pedro e Miquelon, dois pequenos grupos de ilhas ao sul da costa leste do Canadá, na costa de Nova Terra.

volta ao topo

História

Muito antes dos exploradores europeus chegarem, os índios Micmac habitavam a Nova Escócia. Os primeiros visitantes foram os nórdicos no século XI e, em 1497, o navegador John Cabot já havia observado as ricas águas piscosas da área.

No século XVII, a Nova Escócia, assim como partes de Quebec; Nova Brunswick e Maine; que formavam uma área conhecida como Acádia, foi colonizada pelos franceses.

Em 1605, Pierre de Monts fundou em Port Royal a primeira colônia agrícola de sucesso do Canadá. Já no século seguinte, franceses e ingleses disputavam a região. Em 1713, através do Tratado de Utrecht, a Acádia passou para as mãos dos ingleses.

Os conflitos entre ingleses e franceses continuaram. Os acadianos, na sua maioria colonos franceses, tentavam convencer ambas as partes sobre a sua neutralidade.

Entretanto, em 1755, convencidos de que os acadianos representavam uma ameaça, os ingleses expulsaram os que não jurassem lealdade à Coroa. Muitos acadianos retornaram à França e muitos foram para os Estados Unidos.

Em 1783, centenas de Legalistas do Império Unido dos estados recém-libertados da Nova Inglaterra imigraram para a Nova Escócia. Eles queriam permanecer britânicos, apesar da formação dos Estados Unidos da América do Norte.

O afluxo de Legalistas dobrou a população da Nova Escócia que, em 1784, foi dividida para que fossem criadas as colônias de Nova Brunswick e Ilha do Cabo Bretão.

Em 1848, a Nova Escócia foi a primeira colônia britânica a ganhar um governo autônomo e isso se deve, em grande parte, aos esforços de Joseph Howe, um patriota dono de jornal.

Em 1867, a Nova Escócia era uma das quatro províncias que constituíam a nova federação chamada de Domínio do Canadá. Naquela época, a província estava em primeiro plano na construção naval internacional e no comércio de madeira e pesca.

A Confederação ajudou a financiar a estrada de ferro para a Cidade de Quebec, o que abriu a província para o interior do continente.

A Primeira e a Segunda Guerras enfatizaram a importância de Halifax, capital de Nova Escócia, como um ponto de partida para comboios e confirmaram-na como um dos portos militares mais importantes do mundo.


Acres of the Golden Pheasant Bird Park
Oaklawn Farm Zoo
Provincial Wildlife Park
Two Rivers Wildlife Park
Upper Clements Wildlife Park

Entrada principal !
Última atualização: 26/01/2009.
volta ao topo

PROVÍNCIA DE NOVA BRUNSWICK PROVÍNCIAS E TERRITÓRIOS DO CANADÁ
PROVÍNCIA DE NUNAVUT