This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

Veja página sobre Cetáceos: Baleias, Botos e Golfinhos!

SIRÊNIOS

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem dos sirênios: Sirenia

– Família: Dugongidae (Gray, 1821)
Gênero: Dugong (Lacépède, 1799)
Espécie: Dugong dugon (Müller, 1776) – dugongo, dugão (cujo nome origina da palavra malaia Duyung que significa sereia) / Dugong
Nota: Os dugongos são encontrados em águas costeiras quentes do Oceano Pacífico ocidental até a costa leste da África.

– Família dos triquecídeos ou triquequídeos: Trichechidae (Gill, 1872)
Gênero: Trichechus (Linnaeus, 1758)
Espécies: peixes-bois ou peixes-boi, vacas-marinhas, manatis / Lamantin (francês) / Manatees (inglês)
Nota: Existem duas espécies de peixes-bois, uma fluvial (vive na bacia amazônica) e outra marinha encontrada dos EUA ao Nordeste brasileiro.
Trichechus inunguis (Natterer, 1883) – peixe-boi, peixe-boi-da-amazônia, guaraguá, manati, manatim / Amazonian manatee
Trichechus manatus (Linnaeus, 1758) – peixe-boi-marinho / West Indian manatee
Trichechus senegalensis – peixe-boi-marinho-africano / African manatee / Lamantin (pode ser encontrado em Guiné-Bissau e Camarões, por exemplo)

No Brasil podemos encontrar as duas espécies de peixes-bois, tanto o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), que habita o mar nas regiões intertropicais, como o amazônico (Trichechus inunguis), também conhecido como peixe-boi-de-rio, portanto vive em água doce, no rio Amazonas, em seus afluentes e estuários. Ambos mamíferos aquáticos estão ameaçados de extinção.

O peixe-boi-amazônico pode medir 4 metros de comprimento e pesar aproximadamente 700 kg. Maior animal da Amazônia, o pexe-boi tem nome impróprio, pois ele não é um peixe e sim um mamífero, aliás, nosso maior mamífero fluvial.

Diferenças entre as espécies: a marinha é maior, mais pesada, tem a pele rugosa e unhas nas extremidades das nadadeiras peitorais; já a espécie de rio tem a pele mais escura, o couro liso e ausência de unhas nas nadadeiras peitorais.

Os peixes-bois vivem solitários e raramente formam grupos, a não ser na época de acasalamento, formando pequenos grupos de reprodução. Corpo largo e cilíndrico terminado em uma nadadeira horizontal gorda e redonda. Coloração cinza escuro e uniforme, podendo haver manchas rosas na barriga e no peito. Cabeça muito pequena; lábios superiores com tufos de pelos negros e duros; olhos pequenos; sem ouvido externo. Animais unicamente aquáticos, diurnos e noturnos, alimentam-se de vegetação flutuante e algas.

Maior arquipélago de água doce do mundo, o Arquipélago das Anavilhanas – no estado do Amazonas, abriga entre tantas espécies o lendário boto (nome dado aos golfinhos da região amazônica), também o peixe-boi, a piranha (Pygocentrus piraya), entre outros.

A ONG, Associação Amigos do Peixe-Boi (www.amigosdopeixe-boi.org.br), tem por finalidade a conservação, a pesquisa, e o manejo do peixe-boi e de outros mamíferos aquáticos e subaquáticos existentes na Amazônia.

Abaixo, cartão-postal com fotografia em branco e preto, número 26, e as inscrições: “O Peixe Boi – Parque Amorim, Recife – Pernambuco – Brasil – Foto Real” (impressão) e “Março, 1938” (com tinta escrita à mão).

volta ao topo

Do lado esquerdo da tela, selo postal que compreende uma série emitida em 2008, “Animais Amazônicos”, com espécies ameaçadas como peixe-boi, ariranha e lontra... Com foto de Anselmo d’Affonseca / INPA, este selo mostra o nome comum peixe-boi e seu respectivo nome científico Trichechus inunguis. Do lado direito, selo postal que compreende uma série alusiva ao Zoológico de Amsterdã, Holanda, com o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus).

Abaixo, selo emitido em 08/01/1988 – Literatura Brasileira – 400 anos do “Tratado Descritivo do Brasil”, de Gabriel Soares de Souza. Valor facial: Cz$ 7,00 cruzados. Artista: Jô Oliveira. RHM: C-1575. Além do peixe-boi, o selo mostra trambém vários animais, entre eles peixes... Nota: Este selo com data impressa de 1987 foi emitido em 1988 por conta de uma greve da Casa da Moeda que ocorreu na época...

Entrada principal !
Última atualização: 07/12/2013.
volta ao topo

FAUNA BRASILEIRA MAPA GIRAFAMANIA
FAUNA BRASILEIRA