This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do site GIRAFAMANIA

Reserva Nacional Masai Mara

Localização da Reserva Nacional de Masai Mara no Quênia.

Aqui encontramos a subespécie girafa-masai.

Com 1.510 km², a Reserva Nacional de Masai Mara, a mais importante em vida animal do Quênia, foi inaugurada em 1961, com o objetivo de proteger a fauna de uma região que estava submetida a contínuas matanças indiscriminadas pelas mãos de caçadores brancos.

Localizada no oeste de “Rift Valley” e com uma altitude de 1.500 metros, aproximadamente, determina um clima suave e mais úmido que em outras regiões do país. A reserva é uma extensão natural do Parque Nacional do Serengeti que fica no país vizinho: Tanzânia.

Aqui é observado o fenômeno extraordinário da migração dos gnus (Connochaetes teurinus) que todos os anos, durante os meses de julho e agosto, reúne numa única marcha mais de um milhão desses animais que se deslocam no ecossistema chamado Serengeti, que vai do parque situado do outro lado da fronteira, na Tanzânia, até o Masai Mara no Quênia.

Masai-Mara está considerado como o melhor Parque Nacional do Quênia. Sua fonte principal de vida é o rio Mara, embora esta savana está banhada também pelo Talek e vários afluentes. Em realidade, este parque é uma prolongação das planícies do Serengeti, na Tanzânia (muda o nome a causa das fronteiras políticas).

O rio Mara, a coluna vertebral da reserva, tem suas águas achocolatadas. Atravessa o parque de norte a sul para continuar seu caminho a oeste até o lago Vitória, através do parque tanzaniano. A reserva está rodeada ao norte e leste pela chamada área de dispersão (dispersal area), habitada pelas tribos Masais.

Masai Mara não está administrada pelo serviço de parques, o Kenya Wildlife Service, sim pelas autoridades locais. O problema aparece com as divisões administrativas, marcadas pelo rio Mara: o setor leste da reserva pertenece ao distrito de Narok e o lado oeste se encontra no distrito de Transmara. Este detalhe, aparentemente irrelevante, é na realidade algo a se ter conta, pois o preço que se paga a entrada faculta para recorrer a parte do parque baixo.

É, provavelmente, a mais famosa e mais visitada reserva do país (seen in the film 'Out of Africa'), com extraordinária densidade de animais incluindo os “Big Five”.

An impressive feature is the annual migration of wildebeest, zebra and gazelle from the plains of the Serengeti that cross the Tanzanian border and rivers to reach the Mara's lush grassland from late June, hunted by the predators.

É possível sobrevoar o Masai Mara de balão. Voos em balões custam, aproximadamente, 350 dólares por pessoa (08/2002). Vários lodges oferecem tal atividade.

Em Masai-Mara pode-se ver, além de gnus, búfalos, impalas, alcelafos, zebras, gazelas, topis e a maior população de predadores de todo Quênia, leões, guepardos, hienas, chacais, cães-selvagems e leopardos. Também há rinocerontes, elefantes, hipopótamos, girafas, crocodilos e um grande número de anfíbios, répteis e aves.

Abaixo (lado direito), mini-folhinha de 9 selos com valores iguais de 150 xelins cada, emitida pela República Unida da Tanzânia em 1995, sobre o Centenário de Sierra-Club e a Proteção da Vida Selvagem (este selo mostra girafas na Reserva Nacional de Masai Mara, no Quênia).

Do lado esquerdo, o primeiro selo emitido depois da Independência da República do Quênia (1963) que mostra um pastor masai.

1995 - Detalhe da série Yvert: 1716/1724 (9). Scott: 1327/1328. Masai Mara com girafas. Centenário de Sierra-Club Proteção da vida Selvagem. Folhinha com 9 valeres iguais de 150s.

(32k)
volta ao topo

Fotos de fauna tiradas pelo autor!

Próxima daqui, uma GIRAFA ALBINA foi fotografada!

Desta Reserva “surgiu” o primeiro selo postal brasileiro com girafas!

Acomodações:

Entrada principal !
Última atualização: 22/11/2010.
volta ao topo

MAPA GIRAFAMANIA

PARQUES E RESERVAS DO QUÊNIA

PARQUES E RESERVAS DA ÁFRICA