This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (12/07/1975)
ex-Colônia Portuguesa

Animal-símbolo: Papagaio-cinza / Grey Parrot (Psittacus erithacus) e falcão ou milhafre-preto (espécie de ave de rapina) / Black Kite (Milvus migrans); aparece em um único selo emitido na série Pássaros de 15/06/1993; ambos aparecem no Brasão de Armas.

Lema: “UNIDADE – DISCIPLINA – TRABALHO” (português), que aparece em um listel amarelo sob o Escudo do Brasão de Armas. Como suportes heráldicos aparecem os dois animais símbolos, à esquerda o falcão e à direita o papagaio, ambos seguram o Escudo ovular, cujo interior contém uma palmeira. No topo consta uma fita com a denominação oficial do país e, na base, outra fita com o Lema Nacional.

Bandeira Nacional da República Democrática de São Tomé e Príncipe: Usa as cores pan-africanas da Etiópia (verde, amarela e vermelha) e duas estrelas de 5 pontas pretas que representam as ilhas que compõem o arquipélago: a ilha de São Tomé e a ilha de Príncipe. O cor verde simboliza a vegetação luxuriante que caracteriza a flora do Arquipélago. Um triângulo isósceles está no lado esquerdo, na tralha, cuja cor vermelha evoca o sangue derramado no decorrer da luta pela Independência. O cacao, principal produção do país, está representado pela cor amarela da banda central.

Área: 964 km².

São Tomé & Príncipe – Democratic Republic of Sao Tome and Principe (www.gov.st)
Capital – Cidade de São Tomé.
Situação do país – Oeste da África, ilhas no Golfo da Guiné, straddling do Equador, oeste de Gabão.
Clima – tropical; quente e úmido; estação das chuvas (outubro a maio). Terreno – vulcânico e montanhoso.
Religião – Cristianismo 80% (católicos, evangélicos protestantes, adventistas do sétimo dia).
Moeda (numismática) – dobra. A palavra dobra derivada do verbo português dobrar.

Descobertas e aclamadas por Portugal no século XV, as ilhas que tinham como base da economia o açúcar, passaram ao café e o cacau no século XIX. Toda plantação foi de trabalho escravo... Até 1975, São Tomé e Príncipe era governado por um Governador-Geral. Embora independente desde 1975, reformas democráticas não foram instituidas até os últimos anos de 1980s. As primeiras eleições livres foram realizadas em 1991...

O país está localizado no Oceano Atlântico, Costa Ocidental Africana sobre a Linha do Equador, cerca de 300 quilômetros da costa do Gabão. Para chegar às ilhas por via aérea, existem ligações semanais entre Lisboa e S. Tomé (duração aproximada de 6 horas), desde Luanda (duração 1h30) e com Libreville (1h).

Duas ilhas e uma dezena de ilhéus e rochedo compõem S. Tomé e Príncipe. O Parque Natural d’Ôbo (www.obopark.com) é uma reserva natural criada em 2006 que cobre cerca de 30% da superfície do país. É composto por duas áreas, uma na ilha de São Tomé, com uma superfície de 235 km², e outra na ilha de Príncipe, com 65 km² de superfície (cerca de metade da ilha) e inclui exemplos de todos os diferentes biótopos: florestas de planície e montanha, manguezais e área de savana.

Localizada mais ao norte, a Ilha de Príncipe é menor, tem como capital a cidade de Santo Antônio e apenas 1 Distrito: Pagué. Cidades: Banana Beach, Belo Monte, Infante Don Henrique, Oeste São Joaquim (com a Baía das Agulhas), Porto Real, Sundi etc. Ilhéus ao entorno: Ilha do Bom Bom, Boné de Jokei, Portinho. Picos: Pico de Príncipe (948 m), Pico de Mencorne (921 m), Pico Papagaio (680 m).

Localizada ao sul, a Ilha de São Tomé é maior, tem como capital a cidade de São Tomé e está dividida em 6 Distritos:
Água Grande – São Tomé, Trindade; com o Ilhéu das Cabras.
Cantagalo – Água Izé?, Ribeira Afonso (Boca do Inferno).
Caué – Porto Alegre, Ribeira Peixe, São João dos Angolares; picos: Cabumbé (1.403 m), Cão Grande (663 m); com o Ilhéu das Rolas.
Lembá – Neves, Santa Catarina; picos: Pico de São Tomé (ponto mais elevado do país, com 2.024 metros de altitude), Zagaia (942 m), Queijo (869 m).
Lobata – Guadalupe, Madalena, Santo Amaro. Ana Chaves é uma cidade no centro do país.
Mé-Zóchi – Pousada Boa Vista, Santana; com o Morro Esperança (1.312 m).

Sítio oficial da Direção Geral de Turismo de São Tomé e Príncipe (www.stptourism.st).

volta ao topo

O primeiro selo postal: “Selos Postais Tipo Coroa


FILATELIA

Grupos étnicos mestiços, angolares (descendentes de escravos angolanos), forros (descendentes de escravos livres), servicais (trabalhadores contratados de Angola, Moçambique e Cabo Verde), tongas (crianças nascidas de servicais nas ilhas), europeus (portugueses), compõem a população de nacionalidade santomense ou são-tomense...

População: 169.000 (Nações Unidas, 2005). O idioma oficial é o português. Localmente, também se fala crioulo.

► “Girafa” em diferentes línguas nas Ilhas de São Tomé e Príncipe – girafa (português) – ? (crioulo)
► Não existem girafas em ilhas...

Abaixo, um lindo bloco emitido por São Tomé e Príncipe em 1995, “Protecção das Espécies do Mundo Animal”, com valor facial de Db 2.000 dobras. Scott : bloco 1221. Infelizmente não contém a imagem de uma girafa...


2008

2008 – Série de 4 blocos + mini-folhinha com 4 selos “Elefantes”, sendo que três são de valores iguais (Db 5000) e um com valor facial de 70 mil dobras. Na mini folhinha, cuja emissão principal é o elefante, como pano de fundo aparecem outros animais: girafa, impala e zebra. Lista de Faltas

12/2008 – Série de 1 bloco com 4 selos (4v sheet): “Notas Bancárias com Animais” (Banknotes), os selos mostram 4 cédulas:

Db 15.000 – cédula de 25 Florin de Aruba – serpente
Db 25.000 – cédula de 25000 Gulden do Suriname – coruja, Spectacled Owl (Pulsatrix perspicillata)
Db 30.000 – cédula de 25 Rublo da Bielorússia – alce
Db 30.000 – cédula de 500 Shilling da Tanzânia – búfalo, com cabeça de girafa na marca d’água


2009

2009 – Bloco com valor facial de Db 100.000, “Locomotivas e Animais Africanos” (African Fauna and Locomotives), cujo selo mostra 3 girafas (Giraffa camelopardalis) e o locomotiva à Vapor 4-4-0, conhecida como American (cuja numeração significa: 4 rodas-piloto servindo de guias, 4 rodas motrizes acopladas e nenhuma roda portante suportando a fornalha), na margem do bloco aparecem um casal de leões, uma caravana de camelos e, ao fundo, locomotiva à vapor com 7 vagões sobre ponte ferroviária... Numeração no canto inferior direito do bloco: 9501a. Adquirido de Mirian em 08/10; novamente em 03/12/10.


2010

2010 – Série de 1 folhinha com 5 valores + 1 bloco “Selos em Selos” (Stamp on Stamp), com valor facial de 110 mil dobras (Db) e logotipo WWF (World Wildlife Fund Philately) em todos os 13 selos ilustrados, cujos valores facias foram cancelados. Adquirida de Mirian em 25/11/11; novamente em 12/05/12.

Selo de Seicheles 1987 (R1) – Tartaruga-gigante-de-aldabra (arquipélago do país) / Torti d Ter / Aldabra Giant Tortoise (Geochelone gigantea)
Selo da Rússia 1993 (500Py) – Tigre / Tiger (Panthera tigris)
Selo da Irlanda 2005 (€1) – Borboleta... / Pearl-Bordered Fritillary (Boloria euphrosyne)
Selo de Botsuana 2005 (P4,70) – Gato-bravo-de-patas-negras / Black-Footed Cat (Felis nigripes)
Selo da Romênia 1984 (1L), Delta do Danúbio – Pelicano-crespo / Dalmatian Pelican (Pelecanus crispus)
Selo da Polônia 1985 (5Zt) – Lobo ou lobo-cinzento / Gray Wolf (Canis lupus)
Selo da Gâmbia 1978 (25b), Reserva Natural Abuko – Gavião-papa-lagartos / Lizard Buzzard (Kaupifalco monogrammicus)
Selo das Ilhas Cocos 2005 ($1) – Tubarão-de-pontas-negras-do-recife / Blacktip Reef Shark (Carcharhinus melanopterus)
Selo de Alto Volta, Burquina Fasso 1979 (100F) – Elefante-africano / African Bush Elephant (Loxodonta africana)
Selo do Quênia 1989 (1,20) – Girafa-reticulada / Reticulated Giraffe (Giraffa camelopardalis reticulata)
Selo de Suazilândia 1987 (15c) – Rinoceronte-branco / African Write Rhino (Ceratotherium simum)
Selo de Gana 1977 (8p) – Macaco-colobus verde-oliva? / Olive Colobus (Procolobus verus)
Selo de Grenada 1978 ($1) – Gavião-de-asa-larga / Broad-Winged Hawk (Buteo platypterus)

volta ao topo

Outras emissões:
1978 – Bloco Terceiro Aniversário da Independência 12/07/1978, com valor facial de 50db, cuja imagem mostra o mapa do país na costa Ocidental da África, com ambas as ilhas: Ilha do Príncipe e Ilha de São Tomé, onde passa a Linha do Equador.
1979 – Série Ano Internacional da Criança, cujos selos mostram: 1db (pintura de pássaro que parece um dodô) e 7db (crianças).
1982 – Charles Robert Darwin
1982 – Marco Polo
1992 – “Earth Summit
2008 – Grandes Naturalistas I
2009 – AIDS

Standard ISO: ST – Adesão UPU: 22/08/1977
Entidade governamental: Ministério das Obras Públicas e Infra-estruturas
Operador designado para cumprir as obrigações decorrentes da adesão à Convenção da UPU: Empresa de Correios de São Tomé e Príncipe
Regulador independente distinto da entidade governamental: Autoridade Geral de Regulação – AGER

Empresa Nacional dos Correios – www.correios.st (em construção desde 2002)
Direcção dos Correios e Telecomunicações – Secção Filatélica
Avenida Marginal 12 de Julho – São Tomé – São Tomé e Príncipe

CST – Companhia São-tomense de Telecomunicações – www.cstome.net

Entrada principal !
Última atualização: 25/10/2013.
volta ao topo

ILHAS MAURÍCIO PAÍSES DA ÁFRICA
ILHAS SEICHELES