This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REPÚBLICA ÁRABE DO EGITO (1922)

Animal-símbolo: Águia-das-estepes / Steppe Eagle (Aquila nipalensis), ou a “Águia de Saladino”, que aparece no Brasão de Armas da Nação.

Brasão de Armas: A “Águia de Saladino” detém nas suas garras o nome do país em árabe. Ela carrega no peito o Escudo com as cores da Bandeira (em uma posição vertical, em vez de uma configuração horizontal). Durante a união com a Síria, na República Árabe Unida (1958-1961) e até 1971, a águia dourada detinha duas estrelas neste lugar. Entre 1972 e 1984, a águia foi substituída pelo “Falcão de Qureish” em ouro, como parte do simbolismo da Federação das Repúblicas Árabes. A Bandeira Nacional da República Árabe do Egito é composta por 3 faixas horizontais de mesmo tamanho, com as cores vermelha, branca e preta, cujo centro, por sua vez, mostra o Emblema Nacional. A origem dos elementos desta bandeira está no Império Turco-Otomano.

Área: 1.001.450 km².

Egipto – Egypt – Egypte – Ägypten – Arab Republic of Egypt
ex-República Árabe Unida (U.A.R. – United Arab Republic) – Postekheoevieegiziane – P.E.
Nome oficial – Jumhuriyah Misr al-Arabiyah (República Árabe do Egito).
Capital – Cairo. Governo do Egito (www.presidency.gov.eg).
Data Nacional (feriados nacionais) – 13/04 Festa da Águia (Aguy Misr Pap) e 22/07 Revolução (lançamento do selo).
Situação – Localizado no Nordeste da África, entre a Líbia e a Faixa de Gaza (Gaza Strip), margeando o Mar Mediterrâneo. Seus limites são o mar Mediterrâneo ao Norte, Israel a Nordeste, o mar Vermelho a Leste, o Sudão ao Sul e a Líbia a Oeste.
Religião – Os egípcios, na maioria, são muçulmanos sunitas. 80% Islamismo, o restante Cristianismo (coptas, maioria). Na Antiguidade, os oráculos divinos, desempenham importante papel na vida dos egípcios, entre eles: o oráculo de Amon em Tebas, o de Ísis em Coptos e o de Bes em Abidos. O povo egípcio, muito ligado à magia, multiplicou os encantamentos, fórmulas, talismãs e amuletos. Destinados a protegê-los dos males que o ameaçavam, os famosos escaravelhos, as inúmeras imagens de Taueret, fazem parte de uma magia que oferece segurança.
Moeda (numismática) – libra egípcia. Todas as notas são escritas em inglês de um lado e em árabe do outro. Ramsés II, Nefertiti e a Esfinge são algumas das celebridades egípcias que mostram as caras no dinheiro local. Os preços também podem ser escritos só em piastras, por exemplo: 3 libras egípcias viram 300 piastras. Piastra (Pound), dividida em 5 Tallaris, 100 Piastras (centavo egípcio) ou 1.000 Milésimos (Egypt Pounds). A palavra “millimes” deriva do francês “millième”, o qual veio do latim “millesimus” e que significa milésimo.

Veja as páginas sobre a Campanha InternacionalSalve os Monumentos da Núbia!

História do Egito e Localidades do PaísMaravilhas do Mundo

Baixo Egito (também designado Delta) e Alto Egito (desde Gizé até Aswan no sul do país)... É o antigo reino e a moderna república no nordeste da África, ligada a Ásia Ocidental pelo Istmo de Sinai. Duas das Sete Maravilhas da Antiguidade são deste país: o Farol de Alexandria e a Grande Pirâmide de Quéops!

Baixo Egito: Alexandria; Gizé (endereço histórico mais famoso do mundo, onde estão as grandes Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos); Saqqara.
Alto Egito: Vale dos Reis; Deir El-Bahri (imponente monumento construído na montanha para abrigar os restos da rainha Hatshepsut); Colossos de Memnon; Luxor (antiga Tebas); Karnak (templo dos carneiros); Edfu; Kom Ombo (palavra de origem grega que significa “cidade do ouro”).

Resumo:
Império Turco-Otomano
Vice-Rei egípcio Mohammad Ali (1805-)
Paxá Khedivé Ismaïl (primeiro selo egípcio 1866; o Canal de Suez foi construído em 1869)
• Egito Britânico (1882), Protetorado Britânico (de 1914 até 1922)
Sultão Hussein Kamil (1914 a 1917)
• Reinado Independente (1922)
Rei Ahmed Fuad (1922-1936)
Rei Farouk (1937-1952); em 1948 foi criado o Estado de Israel
• República
1º Presidente Mohamed Naguib (1953-1955)
Presidente Gamal Abdel Nasser (1956-1971) – Nacionalização do Canal de Suez; Socialismo Árabe; Guerra dos Seis Dias
• República Árabe Unida – UAR – Egito e Síria (1958-1971)
• República Árabe do Egito
Presidente El-Sadat (Anwar Al Sadat 1918-1981) – Presidente de 1970 a 1981; Prêmio Nobel da Paz 1978; Confederação Egito e Líbia 1972-1979
Presidente Hosni Mubarak (1981, reeleito para o terceiro mandato presidencial em 1993; deposto em janeiro de 2011)

Nota: O Vice-Rei egípcio Mohammad Ali (quem organizou as agências postais do país) conquistou o Sudão, fundou em 1824 a capital Cartum, presenteou com uma girafa o Rei da França Charles X, também deu de presente uma girafa para o Rei da Inglaterra George IV...

Símbolos e Mitologia Egípcia!
volta ao topo

“Em nome do Rei vivo, rápido!”

As primeiras marcas postais do mundo datam de cerca de 3.000 anos antes de Cristo. Foram usadas pelos oficiais da corte egípcia e diziam: “In the name of the living king, speed!”

O sistema postal egípicio é considerado um dos mais antigos na região árabe. O Egito foi um dos 22 países fundadores da União Postal Universal, em 1874. Também foi um dos fundadores da União Postal Árabe, em 1953, e da União Postal Africana, em 1961.

Mohammad Ali organizou agências postais entre a capital e os centros mais importantes do país. Os mensageiros trabalhavam de uma agência a outra, em uma distância que não excedia uma hora de caminhada. Isso, acontecia diariamente entre o Cairo e as cidades do Baixo Egito. Correspondências para o exterior eram entregues aos capitães de navios, enviadas para os consulados ou agências postais estrangeiras...

Mais tarde, a Companhia Postal Europeia era estabelecida para receber e entregar cartas com taxas moderadas. Grandes linhas férreas do país, no começo de 1854, melhoraram o trabalho de transporte dos correios entre o Cairo e todas as agências postais do país.

O correio egípcio continuou se desenvolvendo até que o paxá Khedive Ismaïl (ilustrado no cartão-postal abaixo) observou a importância da Companhia Postal Europeia. Em 02/01/1865, comprou a tal companhia e a transformou em uma administração postal. Esta data foi escolhida como o dia do correio postal do Egito e a primeira série de selos foi emitida em 1866.

Por favor, você pode me ajudar?
Você sabe mais informações sobre este selo?
Zagazig
Interpostal seal, 1864-1884
(uma das 227 cidades no Egito)

Os primeiros selos egípcios são do reinado de Khedivé Ismail e surgem por volta de 1866... Em 1867/69, novas emissões reproduzem a Esfinge e uma pirâmide. Paralelamente, selos foram emitidos por Alexandria de 1899 a 1931... Selos foram emitidos de 1866 até 1914 por Turkish Suzerainty. O primeiro selo postal foi emitido em 01/01/1866 (Scott: 1), com valor facial de 5 paras (cinza), assinado Cfhass (Signed Cfhass)...

A primeira emissão de selos egípcios compreende uma série de 7 selos regulares com sobrecargas sob selos turcos (Império Otomano). O primeiro acima (os quais são os mesmos, mas diferem porque suas imagens foram trabalhadas no computador) e os outros 6 abaixo. Todos são com picote, perfuração 12 ½, filigrana 118 (Pirâmide e Estrela), litografados e impressos por Pellas Brothers, Gênova – Itália (the meaning of suzerainty is that Turkey took care of foreign policy, but Egypt handled their own internal affairs).

Filigrana (Watermark) 118.
Scott: 2. SG: 2. Valor facial: 10 paras, marrom. Scott: 3. SG: 3. Valor facial: 20 paras, azul. Scott: 4. SG: 5. Valor facial: 2 piastras, amarelo. Scott: 5. SG: 6. Valor facial: 5 piastras, pink. Scott: 6. SG: 7. Valor facial: 10 piastras, cinza. Scott: 7. SG: 4. Valor facial: 1 piastra, púrpura. Apenas este selo não tem filigrana.

Selo de 28/02/1946 (Scott: B3, SG: 307), com valor facial de 1 m + 1 m, emitido em comemoração aos 80 anos de aniversário do primeiro selo postal egípcio, datado de 1866.

volta ao topo

O governo do sultão Hussein Kamil (de 1914 a 1917) é responsável por uma bela série pictórica... Durante o protetorado inglês, sob o reino do sultão Ahmed Fuad, surge uma série de quinze valores, todos com a estátua de Ramsés II.

Depois de tumultos sangrentos e batalhas diplomáticas, a Inglaterra acabou concedendo uma independência relativa ao Egito em 1922. Portanto, de 1915 até 1922, selos foram emitidos pelo Protetorado Britânico (British Protectorate) e, desde 1922, como reinado independente (Independent Kingdom).

Abaixo (lado direito da tela), o primeiro selo comemorativo, de 1922 (Scott: 78), com valor facial de 1 milésimo. Do lado esquerdo, um exemplo de selo aéreo da época, de 1933 (Scott: C5, SG: 193), com valor facial de 1 milésimo.

O sultão Fuad, proclamado rei, conseguiu ampliar essa independência em 1936. Morto o Rei Fuad, sobe ao trono seu filho Faruk e, em 1937, surge o selo comum com a imagem do jovem soberano. Numerosas emissões comemorativas se sucedem entre 1937 e 1952: destacam-se selos sobre a Convenção de Montreaux, o 15º Congresso de Oftalmologia, o algodão, a lebre, o idioma árabe, a evacuação do Cairo, a Exposição Internacional de Arte Contemporânea e a retirada das tropas britânicas...

Derrotado em 1948 (com a Transjordânia, a Síria, a Líbia e o Iraque) pelo nascente Estado de Israel, o Rei Faruk passou a enfrentar sérios problemas com seu exército... No dia 23/06/1952, o jovem oficial Mohamed Neguib ocupou o Cairo e, no ano seguinte, instaurou a República sob seu comando. Em 1954, assumiu a presidência o coronel Gamal Abdel Nasser.

Com a chegada da República, a primeira série de uso corrente é bastante significativa. Depois, aparece uma série em favor da nacionalização da Companhia do Canal de Suez (em poder dos ingleses), medida decretada por Nasser, em 1956. Particularmente e interessantes são duas séries para a Núbia (1961 e 1964), tendo como tema a Campanha Internacional pela Preservalção dos Munumentos do Vale dos Reis, que seriam destruídos pela construção da represa de Assuã.

Mudança de Governo...

Em 1958, a República Árabe Unida foi formada, compreendendo o Egito e a Síria, porém seus selos, inscritos com a sigla UAR, continuaram a ser emitidos separadamente, em cada território e com valores diferentes. Em 1961, a Síria se separou da união, entretanto o Egito manteve o título UAR até 1971, quando tornou-se República Árabe do Egito. Portanto, selos foram emitidos pela República Árabe Unida entre 1958 a 1971.

O primeiro como UAR data de 1958 (Scott: 436), com valor facial de 10 milliemes (amarelo e verde), o qual eu não tenho a imagem... Nota: Encontrei outra informação sobre o primeiro selo de UAR: um comemorativo, sobre o Primeiro Congresso de Oftalmologia Afro-Asiático (com valor facial 10 m + 5 m, laranja). Abaixo, um exemplo de selo aéreo da época, datado de 1959, com valor facial de 5 m (Scott: C91, SG: 620).

volta ao topo

A Administração Postal Egípcia manteve este nome até a publicação do decreto da República sob número (710/19570), em 1971, o qual estabeleceu a Organização Postal Egípcia... Em 1982, a organização tornou-se nacional, mudando seu nome para Organização Postal Nacional, afiliada ao Ministério de Transportes e Comunicações, tendo um orçamento separado, anexado ao balanço geral do país...

Selos são emitidos pela República Árabe do Egito desde 1971. O primeiro (Scott: 872, SG: 1110), com valor facial de 20 milésimos, inaugura a Confederação das Repúblicas Árabes.


FILATELIA

População de 64,5 milhões de habitantes (1997)... A língua oficial é o árabe (Alfabeto e Números Árabes), mas também são falados berbere, núbio, inglês e francês.

► “Girafa” em diferentes idiomas no Egito – zarafah (árabe – país membro da LEA) – giraffe (inglês) – girafe (francês) – ? (berbere)
► Girafas em Zoológicos Egípcios

Museu Egípcio do Cairo


1904

1904 – Abaixo, da época do Império Turco-Otomano, um envelope ilustrado com girafa e avestruz, selado e circulado em 1904 entre duas capitais: do Cairo (Egito) para Londres (Inglaterra)... Encontrei esta imagem na internet... e não sei o que significa...


1991

15/06/1991 – Série de 1 bloco sem picotagem sobre o centenário do Zoológico de Gizé (1891), também chamado de Zoológico Nacional ou Zoológico do Cairo, pois Gizé (Giza) é uma localidade ao lado da capital, Cairo. Entre os animais estão as espécies: Nile Crocodile (Crocodylus niloticus), African Spurred Tortoise (Geochelone sulcata)... Scott: 1439. Do lado esquerdo da tela, envelope de primeiro dia de circulação com bloco aposto obliterado no Cairo. Do lado direito, o bloco na variedade diferença de cor (acho que falta o morrom)... Também foi emitida uma moeda comemorativa.


2009

01/06/2009 – Série emitida em folhinha de formato 5 × 5, compondo 25 selos, sendo 16 valores iguais + 9 vinhetas: “4th Extra Ordinary Session of PAPU Plenipotentiary Conference, Cairo 1-9 June 2009” – Quarta Sessão Extraordinária da Conferência Plenipotenciária PAPU, ocorrida na cidade do Cairo, de 1 a 09/06/2009.

Com valor facial de 1,50 EGP cada selo, eles mostram 16 personalidades africanas que ganharam o Prêmio Nobel, criado em 1901: África do Sul (9), Egito (4), Gana (1), Nigéria (1) e Quênia (1), compreendendo um período de 1951 a 2007.

Ahmed Zewail (1946-) – Químico egípcio – Nobel de Química 1999.
Desmond Tutu (1931-) – Bispo anglicano sul-africano – Nobel da Paz 1984 por sua luta contra o Apartheid.
Wangari Maathai (1940-) – Ativista política do meio-ambiente queniana – Nobel da Paz 2004, 1ª mulher africana a receber o Prêmio.
El-Sadat (Anwar Al Sadat 1918-1981) – Militar e político egípcio, Presidente do seu país de 1970 a 1981 – Nobel da Paz 1978.
Naguib Mahfouz (1911-2006) – Escritor egípcio – Nobel de Literatura 1988, 1º escritor de língua árabe a receber o Prêmio.
Allan Cormack (1924-1998) – Biólogo sul-africano – Nobel de Fisiologia/Medicina 1979.
Nelson Mandela (1918-) – Advogado e 1º Presidente negro da África do Sul (1994-1999) – Nobel da Paz 1993 partilhado com De Klerk.
Wole Soyinka (1934-) – Escritor nigeriano – Nobel de Literatura 1986.
Sydney Brenner (1927-) – Biólogo sul-africano – Nobel de Fisiologia/Medicina 2002.
Frederik de Klerk (1936-) – Último Presidente branco da África do Sul (1989-1994), fez terminar o Apartheid, libertou Mandela – Nobel da Paz 1993.
Nadine Gordimer (1923-) – Escritora sul-africana; crônicas sobre a deterioração social que afetou seu país durante o Apartheid – Nobel de Literatura 1991.
Max Theiler (1899-1972) – Microbiologista sul-africano – Nobel de Fisiologia/Medicina 1951.
Mohamed El Baradei (1942-) – Diplomata egípcio, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) – Nobel da Paz 2005.
Albert Luthuli (1898-1967) – Líder religioso e político sul-africano; presidente do ANC – Congresso Nacional Africano – Nobel da Paz 1960.
Kofi Annan (1938-) – Diplomata de Gana, foi de 1997 a 2007 o sétimo Secretário-geral da ONU – Nobel da Paz 2001.
John Maxwell Coetzee (1940-) – Escritor sul-africano – Nobel de Literatura 2003, sendo o 4º escritor africano a receber o Prêmio e o 2º no seu país, depois de Nadine.

volta ao topo

Visita: Frankfurt to Cairo by Lufthansa (ida e volta). Carimbo de Entrada: 03/08/1997. Carimbo de Saída: 19/08/1997.
Aeroporto Internacional do Cairo – Cairo International Airport (www.cairo-airport.com)
Cairo to Luxor by EgyptAir. Aeroporto Internacional de Luxor – Luxor International Airport
Luxor to Assuã by ship: Oberoi Shehrayar Nile Cruise, cruzeiro realizado no rio Nilo de 05 a 09/08/1997.
Assuã to Abu Simbel by EgyptAir. Abu Simbel to Cairo by EgyptAir.
Aeroporto Internacional de Assuão – Aswan International Airport – Daraw Airport
Cairo to Hurghada by bus (cidade de praia no Mar Vermelho). Hurghada to Cairo by EgyptAir.
Aeroporto Internacional de Hurghada – Hurghada International Airport

Standard ISO: EG – Adesão UPU: 01/07/1874
Entidade governamental: Organisme National des Postes / National Postal Organization of Egypt
Operador designado para cumprir as obrigações decorrentes da adesão à Convenção da UPU: Egypt Post – www.egyptpost.org
Regulador independente distinto da entidade governamental: Nenhum

MRE – Ministério das Relações Exteriores do Egito – www.mfa.gov.eg

Embaixada do Egito em Brasília – www.opengate.com.br/embegito

Entrada principal !
Última atualização: 24/10/2013.
volta ao topo

DJIBOUTI PAÍSES DA ÁFRICA
ERITRÉIA