This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REPÚBLICA DE BENIN (01/08/1960)
ex-África Ocidental Francesa (U.F.), ex-Daomé, ex-Costa dos Escravos

Lema: “FRATERNITÉ – JUSTICE – TRAVAIL” (“Fraternidade – Justiça – Trabalho”, em francês), que aparece em um listel sob o Escudo do Brasão de Armas, adotado em 1990.

O selo postal “Bénin” (WNS nº. UN210.08) foi emitido pela Organização das Nações Unidas (Post United Nations Geneva) em 08/05/2008 e compreende uma série de oito valores sobre “Coins and Flags”. Bandeira Nacional da República de Benin: Usa as cores pan-africanas da Etiópia (verde, amarela e vermelha).

Área: 114.763 km².

République du Bénin (www.gouv.bj) – Bénin – Daomé – Dahomey
Capital – Porto Novo, Porto-Novo (sede administrativa), Cotonou (sede do governo).
Religião – Crenças tradicionais (Animistes; vodu) 61%, Cristianismo (catolicismo e protestantismo) 19%, Islamismo 15%, outras 5% (2007).
Moeda (numismática) – franco CFA.

Benin é a terra de origem de muitos escravos trazidos para o Brasil. Até hoje mantém forte vínculo cultural com a Bahia. O acarajé, por exemplo, tradicional bolinho baiano, faz parte da culinária beninense – sob o nome de acará. Feijoada, azeite-de-dendê e inhame também são pratos nacionais.

O país tem rápido crescimento econômico, mas mantém altas taxas de inflação e de desemprego, gerando tensão social. O norte é sua região mais pobre, com influência islâmica. No sul, a pesca e a agricultura sustentam a economia.

Benin foi ocupado por pequenas monarquias tribais, das quais a mais poderosa era o reinado Fon de Daomé... A partir do século XVII, os portugueses estabelecem postos comerciais no litoral, que se torna conhecido como Costa dos Escravos. As atividades coloniais portuguesas em Benin, concentraram-se no tráfego de escravos que são vendidos no Brasil e no Caribe...

No século XIX, a França, em campanha para abolir o comércio de escravos, entra em guerra com alguns reinos locais. Em 1892, o reinado Fon é subjugado e o país torna-se protetorado francês, com o nome de Daomé...

Selos foram emitidos pela Colônia Francesa entre 1892 a 1894. O primeiro é de 1892 (Scott: 1), com valor facial de 1 centime, preto sobre azul, remarcado à mão com a sobrecarga “BENIN” em um selo das Colônias Francesas (selo abaixo, lado esquerdo da tela). O segundo selo tem valor facial de 2 c, marrom (não tenho sua respectiva imagem)... O selo do lado direito é um exemplo do mesmo ano e tem valor facial de 1 franco.

Do lado esquerdo da tela, selo emitido em 1893 – Golfo de Benin (Scott: 20, SG: 17), com valor facial de 1 centime. Do lado direito, selo emitido em 1899 – Daomé e Dependências (Scott: 1, SG: 1), também com valor facial de 1 centime.

O domínio colonial francês encerra-se em 1960, quando Daomé passa a ser independente.

“Republique du Dahomey” – República de Daomé (1960-1975)

O primeiro selo postal como “Republique du Dahomey” data de 1960 (Scott: 137, SG: 144), com valor facial de 25 francos (azul, marrom e vermelho), cuja imagem mostra Village Ganvie.


FILATELIA

Composição étnica: fon 66%, iorubá 9%, bariba 10%, somba 5%, fulani 4%, outros 6%, compõem a população (5,7 milhões, 1997) de nacionalidade beninense (beninês). Outras etnias presentes em Benin: adja, aizo, berba, dendi, dita mari, goun, haussá, ibo, kabrais, mina, nagot, peulh, tuaregues, warma, zarma... A cidade com maior diversidade étnica é Parakou, localizada na província de Borgou – norte do país.

O idioma oficial é o francês, mas também são faladas línguas nacionais como o fongbé (fongbe ou fon?), no centro e no sul da Nação (26%). No norte do país são faladas línguas tribais como: bariba 13%, ditamari 5% (ditammari), tem 4%, dendi 3%, peul 2%. Já no sul: iorubá 14% (yoruba), goungbé 12% (gungbe), adja-gbé 11% (ajagbe), ayizo-gbé 8%. Ainda outras línguas: anii, baatonu, biali, foodo, fulfulde, gengbe, hausa, lekpa, mbelime, nateni, waama, yom.

► “Girafa” em diferentes línguas no Benin – girafe (francês) – ? (fongbe) – àgùnfon (iorubá) – ? (bariba)
► Girafas da subespécie peralta (status, referências; penso que não existe mais...) – em Parques e Reservas Nacionais
Ocapis em Emissões Filatélicas

Existem dois Parques Nacionais em Benin, ambos localizados na região norte do país: o Reserva da Pendjari e o Parque Nacional W, o qual abrange 3 países, na região fronteiriça do rio Níger que marca a fronteira norte do Benin com o Níger.


1964

1964 – Série de 6 valores emitida pela então “Republique du Dahomey” sobre danças nativas, etnia (Native Dances). Artista: C. Haley. Impressão: Timbres-Poste, Paris. Em três selos (os horizontais) aparecem pessoas dançando e a lateral direita está decorada com águia, peixe e duas girafas. Na coleção há o selo avulso (Yvert: 206) na variedade prova de luxo. SG: 205/210. Lista de Faltas...

2F: Danse Somba – Taneka Coco
3F: Glelede – Danse Nago – Pobe-Ketou (girafes)
10F: Ateke-Danse du Baton – Paysbariba
15F: Ogbon-Danse Nago – Ouidah (girafes)
25F: Danse des Sakpatassi – Abomey
30F: Danse des Nessouhouessi – Abomey (girafes)

Desde a Independência a vida política do Daomé foi controlada por políticos oriundos do sul do país... Com 9 golpes de Estado e mergulhado na instabilidade política, em 1972 um grupo de oficiais subalternos toma o poder e estabelece um regime esquerdista, encabeçado pelo major Mathieu Kérékou. O governo é apoiado por intelectuais marxistas, muitos deles educados na França...

Kérékou estatiza empresas privadas de grande porte e cria programas de saúde e de educação popular. O marxismo-leninismo é declarado doutrina oficial, mas Kérékou adota uma linha mais moderada que outros países socialistas africanos, mantendo a agricultura e o comércio em mãos privadas.

Na sequência do golpe de 1972 e no intuito de contrariar esta tendência de predomínio sulista, em 30/11/1975, o nome do país foi mudado para República Popular de Benin – nome de um antigo reino africano do baixo Níger.

Então, selos foram emitidos pela República Popular de Benin desde 1976... Parece que o primeiro selo postal foi emitido em uma série de 3 valores... mas eu não sei qual foi... Você sabe me infomar?

“Republique Populaire du Benin” – República Popular de Benin – People’s Republic of Benin (1975-1990)


1979

17/10/1979 – Série de 4 valores sobre animais em risco de extinção: “Animaux en voie de regression” (Endangered Animals), emitida pela “Republique Populaire du Benin”. Artistas: P. Lambert (selos horizontais) e L. Agbogba (selos verticais). Impressão: Edila. Os selos mostram animais do país que correm perigo de extinção: Antilope Cheval (5F), Girafe (10F), Chimpanze (20F) e Elephant (50F). Scott: 439/442. Yvert: 457/460.

Provavelmente, o selo alusivo sobre a girafa, refere-se a subespécie girafa-peralta... Na coleção há a série em par na variedade sem picotagem (adquirida em Milão 08/07) e o selo avulso na variedade prova de luxo.

volta ao topo

CURIOSIDADE – VODU

Originário da República de Benin, o Vodu é muito difundido no Caribe (Haiti) e no sul dos Estados Unidos. Misturando tradições religiosas africanas com elementos do Cristianismo, é praticado por 65% da população beninense.

A religião, semelhante ao Candomblé, admite um único deus superior, criador de uma série de divindades menores, que se confundem com os santos católicos. Os rituais são realizados em estado de transe e inclui sacrifício de animais.

Dans l’Atacora, les religions nationales sont celles instituées par les premiers fondateurs. Il y a alors plusieurs divinités matériasées par des éléments de la nature (pedra, serpente, árvore etc.). Dans le sud et le Moyen-Bénin on note une nette similitude entre les panthéons Yoruba et Aja-Fon. Le Dieu suprême est Orrica chez les Yoruba et Mahu-Lisaa chez les Aja-Fon.

Autour du Dieu suprême (Dieu de tout l’univres) coexistent toute une série de puissance: Sakpata ou Cankpana (divinité de la terre et de la variole), Xebioso ou Cango (divinité du tonnerre), Gu ou Ogun (divinité de la guerre et du fer) etc.

• L’Islam, introduit par les marchants Arabes, Hausa et Songhaî dans tout le Borgou et jusqu’à Djougou, et au sein des peuples Yoruba.
• Le Christianisme introduit par les missionnaires européens surtout dans les régions méridionales et centrales, et en pays Otammari.

Abaixo (do lado esquerdo da tela), emitido em 1988, pela então República Popular do Benin, com valor facial de 125 francos, o selo mostra em cerimônia um ritual de oferenda a “Hebiesso” – deus da Foudre. Do lado direito, foto Stills (Almanaque Abril, 1998) que mostra feiticeiros vodus no Festival de Puidah.

A experiência socialista entra em crise na década de 80 e o governo recorre a empréstimos estrangeiros. Uma onda de protestos, em 1989, leva Kérékou a promover a abertura política. Em alguns meses surgem mais de 50 partidos.

Nicéphore Soglo, chefe do governo de transição formado em 1990, é eleito presidente em 1991. O novo governo enfrenta oposição a seu programa econômico, cujo ponto mais controverso é a redução de funcionários públicos...

O presidente Soglo convoca eleições, que se realizam em março de 1996. A insatisfação popular com a inflação e o desemprego dá vitória à oposição (novamente): Mathieu Kérékou, que governara o país de 1972 a 1990, vence com 52% dos votos...

“République du Bénin”


1995

12/07/1995 – Série de 5 valores mais 1 bloco sobre símios: “Singes”, emitida pela “Republique du Benin”. Os selos mostram diferentes espécies de macacos, listados abaixo, o bloco mostra babuínos e sua margem está decorada com girafas. Na coleção há um bloco obliterado em Cotonou... Scott: 760. Yvert: 708n/s, B: 29c.

50F – Pan troglodytes (chimpanzé)
75F – Mandrillus sphinx (mandril)
100F – Colobus (colobo)
135F – Macaca sylvanus (macaco-de-gibraltar)
200F – Comopithecus hamadryas (babuíno)
300F – Papio cynocephalus (babuíno-amarelo)


2011

2011 – Série de 4 valores + 1 bloco: “Série 4 – Mammifères Africains”. O bloco mostra o camelo “Camelus dromedarius: The Dromedary or Arabian Camel is a widely domesticated, large ungulate. In fact, this animal is so thoroughly domesticated they are not believed to exist as wild animals. They grow to about 84 inches tall, 84-121 inches long and weighs between 1000-1500 pounds. They are members of the family Camelid and are closely related to the South America llama and the alpaca. The are essential to humans living in the desert areas, providing transpiration [sic] (obviamente quiseram dizer transportation), milk and meat. The most distinctive and recognizable feature of the camel’s anatomy is its hump, which is used to store fat (not water, as some believe).” NT Price: 6.30 €...

200 FCFA – Panthera pardus (leopardo)
350 FCFA – Capra ibex-nubiana
400 FCFA – Varecia rubra (espécie de de lemur de Madagascar)
500 FCFA – Giraffa camelopardalis reticulata (girafa-reticulada)
volta ao topo

Outras emissões:
1964 – Salve os Monumentos da Núbia
1969 – Rembrandt
1971 – Dürer
1970 – Série de 4 valores emitida por Dahomey: “III Centenaire de L’Ambassade du Roi D’Ardres a Paris (1670-1970)”. Artista: Bequet. Os selos mostram: 40f (navios La Justice et La Concorde, Ardres 4 Janvier), 50f (Matheo Lopes, Ambassadeur du Roy d’Ardres), 70f (Alkemy, Roy d’Ardres, estampe de l’epoque) e 200f (Louis XIV, Audience du 19 decembre).
1999 – Bloco sobre felinos, cujo selo com valor facial de 1.000 francos mostra Panthera leo.

Standard ISO: BJ – Adesão UPU: 27/04/1961
Entidade governamental: Ministère de la Communication et des Technologies de l’Information et de la Communication
Operador designado para cumprir as obrigações decorrentes da adesão à Convenção da UPU: La Poste du Bénin – www.laposte.bj
Regulador independente distinto da entidade governamental: Autorité transitoire de régulation...

História: Les services des Postes, Télégraphes et Téléphones (P.T.T.) ont vu le jour au Bénin le 01/07/1890 avec l’installation à Porto-Novo du premier bureau de poste (uma pequena agência postal). Ces services avaient fonctionné comme une administration publique coloniale jusqu’à la loi N° 59/32 du 19/12/1959 qui a créé l’Office des Postes et Télécommunications (ex-OPT) et la Caisse Nationale d’Epargne. La Poste du Bénin SA qui est née de la scission de l’ex Office des Postes et Télécommunications (OPT) en deux (2) opérateurs publics autonomes est une entreprise publique à caractère commercial (loi N° 88-005 du 26/04/1988 et acte uniforme de l’OHADA). Elle est dotée de la personnalité morale et de l’autonomie financière avec un droit de regard de l’Etat sur sa gestion. Elle est créée par décret N° 2004-365 du 28/06/2004.

Nota: Este estabelecimento público passou à uma gestão privada, em 17/08/1995. Houve um desmembramento em 05/05/2004, quando nasceu: Benin Telecoms SA (www.benintelecoms.bj) e La Poste SA.


Localização do país – Costa ocidental da África, no Golfo da Guiné, entre o Togo e a Nigéria. Características – Litoral arenoso e com lagoas; território plano e mais ondulado em direção ao interior. Savanas arborizadas na região sudanesa do norte e florestas no centro e sul do Benin.

Divisão administrativa – 12 províncias (mostradas no mapa acima), as quais são listadas abaixo como 6 províncias divididas em 2 departamentos cada, e subdivididas em distritos...

NORTE

1. Província de Alibori Borgou (compreende os departamentos L’Alibori e Le Borgou):

– Alibori é composta de 6 comunidades: Banikoara ou Banikouara, Kandi, Karimama, Malanville e outras duas. Atrações turísticas ao norte: “Les Eléphants de Alfakouara”, CENAGREF – Centro Nacional de Gestão das Reservas de Fauna e o Parque Nacional W.

– Borgou é composta de 8 comunidades: Kalale, Ndali, Nikki (há alguns quilômetros da fronteira nigeriana, 115 km de Parakou), Parakou (métropole administrativa e econômica do Norte de Benin, cujo nome deriva de um monte Dendi que significa “A cidade de todo o Mundo”, aliás, é a cidade com maior diversidade étnica do país).

2. Província de Atacora Donga (compreende os departamentos L’Atacora e La Donga):

– Atacora é composta de 9 comunidades: Boukoumbé, Cobly, Kérou, Kouandé (55 km de Natitingou, é uma cidade bariba onde é celebrada a “Ganni”, festa anual e espiritual dos “Batonu”), Matéri, Natitingou, Péhonco (Péhunco), Tanguiéta e Toucountouna. Atrações turísticas: Museu Regional de Natitingou, Quedas de Kota e Parque Nacional da Pendjari.

– Donga é composta de 4 comunidades: Bassila, Copargo, Djougou (461 km de Cotonou) e Ouaké. Atrações turísticas: “Palais Royal de Djougou”, Floresta Sagrada de Djougou e Colina de Tébou.

SUL

3. Província do Atlântico Litoral (compreende os departamentos L’Atlantique e Le Littoral), com 5 comunidades:

– Abomey-Calavi (142 km ao norte de Cotonou, cidade histórica com o Museu História de Abomey e Palácio Real de Abomey – Patrimônio da Humanidade tombado pela UNESCO em 1985),
– Cotonou (maior cidade do país e porta de entrada no Benin, situada no Golfo da Guiné, ele concentra a maior parte das atividades políticas, administrativas, econômicas, industriais, culturas e turísticas da Nação, com o Mercado Internacional Dantokpa e a Praça da Estrela Vermelha),
– Ouidah (40 km de Cotonou, cidade histórica com o Museu do “Vodoun” ou Museu d’História de Ouidah),
– Sô-ava e Tori-bossito.

4. Província de Mono Couffo (compreende os departamentos Le Mono e Le Couffo), com 6 comunidades: Bopa, Comé, Dogbo, Houéyogbé, Klouékanmé e Lalo.

5. Província de Ouémé Plateau (compreende os departamentos L’Oueme e Le Plateau), com 12 comunidades: Adjarra, Adjohoun, Avrankou, Bonou, Dangbo, Ifangni, Kétou, Missérété, Pobè, Porto-Novo (capital administrativa, com o Museu Etnográfico de Porto-Novo e o Centro Songhaï), Sakété e Sèmè-kpodji.

6. Província de Zou Colinas (compreende os departamentos Des Collines e Le Zou), com 8 comunidades: Agbangnizoun, Bantè, Dassa-Zoumè (85 km ao norte de Abomey, com Observação de Hipopótamos no rio Ouémé), Djidja, Glazoué, Ouessè, Savalou e Savè ou Shabè (255 km de Cotonou).

Outras cidades – Allada (sul), Bohicon (sul), Cové, Grand Popo (sul), Lokossa, Ségboroué.

Nota: Nas grandes cidades ou nas vilas, você tomará os motos-taxis chamados de “zémidjans”.

Entrada principal !
Última atualização: 08/07/2013.
volta ao topo

ARGÉLIA PAÍSES DA ÁFRICA
BOPHUTHATSWANA